Dividindo os cuidados com seus filhos e sua casa entre você e seu cônjuge

Anúncios

Poderia o casal realmente dividir as responsabilidades do lar e da família da mesma forma? Se você está disposta a falar sobre o que cada membro da família precisa fazer (bem como o que precisa ser feito para cuidar da casa), participe deste debate – e use as dicas a seguir para começar descobrir quem deve fazer o quê.


1- Trabalhar juntos

Todo mundo na família se beneficia quando os pais trabalham em conjunto para manter a casa em ordem. Os homens estão mais envolvidos na educação dos filhos nos dias de hoje; esta tarefa poderá ajudá-los a desenvolver um forte vínculo com seus filhos. As crianças também irão beneficiar-se de modelos positivos: Eles vêem que homens e mulheres, ambos, são importantes para a vida familiar.

Anúncios

Tarefas e trabalhos domésticos são inevitáveis, e pode não haver uma divisão ideal de trabalho. Mas quando os pais decidem cooperar, equilibrar de forma justa, e trabalhar juntos, todo mundo sai ganhando.


2- Repensar seus objetivos

Como é que um casal moderno pode manter o equilíbrio em casa – colocar o jantar na mesa, passar, lavar roupa e a louça, cuidar da alimentação e do banho das crianças – e ainda ter algum tempo um para o outro e para si mesmos?

Antes de responder a essa pergunta, pense sobre o que exatamente você tanto quer e precisa. Em vez de procurar por uma divisão restritamente meio a meio do trabalho, entre marido e esposa, tente encontrar uma maneira de simplesmente equilibrar a carga de tarefas e manter o suficiente para que você possa sentir-se feliz, produtiva e apreciada.


3- Lista de suas responsabilidades

Mantenha um registro de uma semana de tudo que você faz em casa e para a família. Peça ao seu parceiro para fazer o mesmo. Em seguida, compare as listas.

– Como você se sente sobre os itens da sua lista?
– Você quer mudar alguma coisa?
– Existe alguma tarefa que você
definitivamente não gosta?
Você pode trocar por outra tarefa?

Este exercício pode servir para abrir os olhos: Não se surpreenda se a lista de seu cônjuge é muito longa e a sua não é, ou vice-versa. Com as listas em mãos, tente re-atribuir responsabilidades e encontrar compromissos os quais não estão bem definidos sobre de quem é a responsabilidade. Talvez vocês possam concordar em revezar nas tarefas particularmente difíceis.

VEJA TAMBÉM:  Como ter um bom relacionamento com os filhos?

Lembre-se: sempre mantenha-se flexível mesmo depois de ter dividido as tarefas, de uma forma que é mutuamente aceitável. Estejam dispostos a ajudar uns aos outros quando for possível, ou mesmo trocar tarefas de vez em quando para obter uma sensação daquilo que seu parceiro faz.


4- Liste
as necessidades do seu bebê e crianças

Comece a falar sobre a divisão do trabalho antes de seu bebê chegar. Faça uma lista de todas as tarefas envolvidas em cuidar de um bebê, da troca de fraldas e demais tarefas.

Se você está tendo dificuldades para criar uma lista, consulte amigos e membros da família que tornaram-se pais recentemente. Fale sobre como você deve dividir estas novas tarefas (e se você deve dividir as tarefas que você já tinha definido de uma forma diferente).


5- Antecipar e comunicar

É fundamental dizer um ao outro o que vocês querem e precisam. Tente expressar-se com clareza e precisão, sem culpa.

Por exemplo, quando você precisar de ajuda, fale com o seu parceiro exatamente o que você quer ( “Você pode brincar com o bebê para que eu possa cozinhar o jantar?”), Ao invés de como você pode estar se sentindo naquele determinado momento. ( “Eu tenho que fazer tudo por aqui!”) Se você está lutando contra o excesso de responsabilidades domésticas, procure reservar algum tempo – quando você está um tanto mais calma – para descobrir qual é o verdadeiro problema e como encontrar uma solução. Faça um cronograma para isso.

Há muito o que fazer com um novo bebê em casa, ao mesmo tempo em que todas as outras tarefas domésticas simplesmente não desaparecem. Mas com um pouco de planejamento e comunicação, vocês podem enfrentar as novas responsabilidades juntos.

Que trabalhos você gostaria de fazer? Que empregos você odeia? Você é uma pessoa da manhã? A coruja de noite?

Com as suas preferências em mente, você e seu parceiro podem fazer uma programação de responsabilidades domésticas. Talvez um de vocês pode assumir o dever de preparar o café da manhã e o outro pode fazer o banho dos filhos à noite. Ou tente dias on e off: Um de vocês cozinha e limpa a casa às terças-feiras e quintas-feiras, o outro faz o mesmo segundas e quartas-feiras – e vocês dois podem pensar sobre uma programação para o lazer de final de semana às sextas-feiras.

VEJA TAMBÉM:  A importância da interação social no desenvolvimento infantil

Ou ainda, vocês podem decidir também revezar sobre qual dos dois poderá dormir nos fins de semana (aquela soneca em um sábado ou domingo à tarde, maravilhosa nos dias de inverno) e quem vai levantar-se para acudir o bebê no meio da noite.

E lembrando sempre: não deixem de continuar a falar sobre estes arranjos para que você possa ser flexível e fazer alterações, se necessário. Manter um diálogo aberto ajuda a lidar com situações inesperadas que possam surgir.

Quem foi acordado a noite toda com o bebê ou quem não está se sentindo bem? Descubram quem têm energia e capacidade disponível para cuidar das coisas, e mudar as noites ou tarefas segundo a necessidade.

Depois de realizar todas estas tarefas e descobrir que foi possível colocar tudo em ordem e sem stress, você vai se surpreender com o quanto a vida pode ser mais leve.


6- Expectativas tradicionais

Para partilhar verdadeiramente a carga, você e seu parceiro podem ter que fazer um exame na própria consciência examinar seus próprios motivos e medos.

É fácil ter uma recaída e voltar aos papéis tradicionais. Mas isso pode deixar um sentimento de ressentimento.

E mesmo se sua família não cair em padrões tradicionais – por exemplo, um dos pais trabalha mais horas fora de casa do que o outro e possui menos responsabilidades domésticas e da criança como resultado – ainda é importante discutir essa decisão e certificar-se de que você sente-se bem com isso. Se um dos pais se ressente com o envolvimento do outro (ou a falta de envolvimento), todos, incluindo o seu filho, sofrem.


7-
Tempo para dedicar ao seu filho

Um novo pai muitas vezes se sente deixado de fora do vínculo mãe-bebê e inseguro sobre seu novo papel. Se ele sente que não tem nada a contribuir, ele não pode encontrar seu adequado espaço nesta nova conjuntura familiar. Todo mundo perde nesta situação.

Mães e pais têm diferentes estilos parentais, e essas diferenças são importantes presentes para cada criança. Mas os pais, por vezes, têm dificuldade em respeitar e valorizar essas diferenças.

Ao invés de criticar seu companheiro sobre como ele veste o bebê, simplesmente aceite e respeite que ele veste, banha, ou alimenta de forma diferente do que você faz. Se você critica constantemente os esforços do seu parceiro, ele vai tornar-se mais relutante em ajudar-lhe com o(a) filho(a) de vocês.

VEJA TAMBÉM:  Tempo com os filhos: como aproveitar melhor?


8- Considerar a contratação de ajuda

É um luxo que poucos podem pagar. Mas se você se dar a este luxo de contratar alguém para limpar a casa uma vez por semana ou duas vezes por mês, isto pode realmente fazer a diferença. Ao invés de limpar o banheiro, você pode ler ou brincar com seu bebê e passar o tempo com seu parceiro.


9- Tirar proveito da tecnologia

Máquinas de lavar louça e máquinas de lavar roupas salva tempo precioso. Para nós que estamos vivendo no século 21, há uma nova safra inteira de serviços que podem liberar o nosso tempo para passar com a família.

Aqui estão alguns exemplos: Se você trabalha fora de casa, veja se você pode fazer algumas coisas utilizando serviços online. Isto vai poupar tempo e estresse. Registre-se para pagar suas contas on-line ou tente usar a opção de entrega das compras de supermercado on-line caso esteja disponível na sua área. Obtenha mais idéias de economia de tempo através da tecnologia que está a nosso favor.


10- Deixe de lado a perfeição

Se você acha que pode manter a sua casa nos padrões de organização e limpeza de antes dos seus filhos terem nascido, provavelmente você está lutando uma batalha perdida. Sua casa não tem que ser impecável durante toda a semana. Para a maioria dos pais, os níveis de estresse reduzem-se ao mínimo quando eles desistem de tentar manter sua casa imaculada.

Discuta – no bom sentindo – com o seu parceiro o nível mínimo de limpeza que você pode tolerar, e, em seguida, fazer o que vocês podem juntos para manter sua casa assim. Deixe as grandes limpezas para fins de semana – ou para um serviço de faxina.


11- Se recompense

Se vocês concordarem em trabalhar juntos, vocês podem ganhar juntos mais tarde. Tente cenários como este:. “Se você levar o filho ao parque para brincar na manhã de sábado, eu vou usar esse tempo para pagar as contas e então nós vamos ter o resto do dia livre.”. Então, o tempo livre no restante do dia virá como um prêmio para a união, o esforço e o planejamento de sua família!

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Aguarde …

0